A dívida total das câmaras e empresas municipais à Águas do Algarve (AA), empresa responsável pelo sistema multimunicipal de água e saneamento, ascendia a mais de 60,7 milhões de euros no final do mês passado.
Macário Correia, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, reconhece que "é uma situação que tem alguma gravidade". E considera que "não é muito adequado" que haja câmaras a reter o dinheiro pago pelos consumidores, frisando que isso "tem efeitos negativos para as cumpridoras".
O presidente da AMAL diz que algumas câmaras com maiores dívidas já assinaram acordos "para fasear os pagamentos", que estão a cumprir, mas existem outras "com maiores dificuldades".
A estrutura da dívida dos municípios à Águas do Algarve revela que se encontram 15,5 milhões de euros em atraso há mais de 360 dias e que apenas 13,6 milhões da dívida total ainda não está vencida.
As câmaras devem 29,4 milhões de euros de água, 27,5 milhões pelo saneamento e 3,1 milhões por outros serviços prestados. Há ainda uma dívida de 594 mil euros relativa ao capital social da Águas do Algarve, empresa de que as câmaras algarvias são accionistas.
Fonte: Correio da Manhã (17.Set.2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário