2011/02/21

Albufeira: Alimentação artificial das praias começa hoje


Vão ter início hoje os trabalhos de alimentação artificial das praias que constituem a baia de Albufeira, praias do Peneco, Inatel, Alemão e Forte de São João. PS/Algarve reivindica revisão do POOC.
Orlando Borges, presidente do Instituto da Água (INAG) anunciou no sábado que a obra terá um investimento de 3 milhões de euros e prevê a recarga do areal com 600 mil metros cúbicos de areia e a cumprirem-se os prazos, estará concluída em Junho.
A intervenção vai permitir a renovação dos apoios de praia existentes, constituindo-se assim um fator gerador de emprego, além de criar diretamente, em certas fases da obra, cerca de 50 empregos diretos.
PS/Algarve reivindica revisão do POOC
“Num quadro de dificuldades económicas e de cortes na despesa pública houve a capacidade de perceber a importância desta intervenção, onde o investimento público vem potenciar as condições para o crescimento da atividade económica e assim melhor responder ao flagelo do desemprego que grassa no concelho”, afirma o PS de Albufeira em comunicado.
Embora congratulando-se com a realização das obras, que terão “um efeito multiplicador significativo na frente urbana de praia que hoje se mostra altamente condicionada”, a concelhia socialista de Albufeira reivindica “a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Burgau – Vilamoura, (POOC), plano já com 10 anos, como uma necessidade imperiosa”.
“Importa agora olhar para a relação entre a cidade e o mar e garantir acessibilidade em toda a frente urbana de mar e de praia na cidade de Albufeira uma das baías mais emblemáticas do Algarve e que está imaginário de todos”, reivindicam os socialistas.
O PS sustenta esta reivindicação no argumento de, com a revisão do POOC podem implementar-se soluções de estacionamento e acessos à praia, bem como a criação de percursos pedonais, permitindo assim a ligação da cidade ao mar.
Renovar os apoios de praia existentes mas também criar novos espaços na frente de mar suscetíveis de serem fruídos pelos turistas, desenvolvendo atividade turística da cidade e do concelho, é outro dos objetivos que a revisão do plano poderia trazer para o PS de Albufeira.
“A reivindicação do início do processo de revisão do POOC deverá ser um objetivo em que todos os agentes económicos políticos e sociais do concelho se devem empenhar fortemente” para criar condições para o desenvolvimento económico do concelho do Algarve e do país, apela o PS de Albufeira.

Fonte: observatório do algarve (21.Fev.2011)

Sem comentários: